Introdução:
O conceito atual de igreja está deturpado. A palavra, vinda do grego ekklesia, que significa reunião dos que foram separados, hoje é usada para nomear um edifício ou uma instituição religiosa. Porém, a igreja foi fundada pelo próprio Jesus Cristo (Mateus 16:18). Ela é a concretização do sonho de Deus de reunir em um só corpo todos os Seus filhos que estão espalhados por todo o mundo ( João 11:51-52). O objetivo deste estudo é descrever a igreja e o papel dos membros do corpo de Cristo e ajudar a pessoa que está estudando a comprometer-se com ela
15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 1 pois nele foram criadas todas as coisas nos deus e na terra, as visíveis e as invisíveis, segin tronos ou soberanias, poderes ou autoridades, todas as coisas foram aliadas por ele e para ele, ” Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste, 1 Ele é a caleça do corpo, que e a igreja, te o princípio e o primosferito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia,
- A. Jesus é a imagem do Deus invisível e em tudo tem a supremacia.
- B. A igreja é descrita como o corpo de Cristo.
- C. Jesus é a cabeça e nós somos o corpo.
- D. A palavra igreja significa assembleia (composta pelos santos – separados por Deus) e é usada com referência tanto a grupos locais (1 Coríntios 16:19 – casa; 1 Coríntios 1:2 – cidade; Atos 9:31 -região), como em relação à igreja universal de Cristo (Efésios 5:25 – mundo inteiro).
19 Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, 21 no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. 22 Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.
- A. A igreja é a família de Deus; os discípulos são os membros dessa família da fé.
- B. A igreja também é descrita como um edifício: Jesus é a pedra fundamental e a base são os apóstolos (Novo Testamento) e os profetas (Antigo Testamento).
- C. O Espírito de Deus habita na igreja, em cada um de seus membros.
12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. 14 O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. 15 Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 16 E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. 19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo. 21 O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você! “
Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês! ” 22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, 23 e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, 24 enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, 25 a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. 26 Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. 27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês,
- A. No batismo, recebemos o Espírito Santo que nos torna um só corpo em Cristo (igreja).
- B. Cada membro do corpo tem sua função. Todos precisam uns dos outros.
- C. Todos os membros são importantes.
- Quando um sofre, todo o corpo sofre; quando um se alegra, todo o corpo se alegra com ele.
24 E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. 25 Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.
- A. Nossos relacionamentos na igreja devem nos conduzir ao amor e às boas obras.
- B. Na igreja, encorajamos uns aos outros.
- C. Cada membro deve trabalhar dentro dos hábitos da congregação local, servindo uns aos outros.
- D. Há um compromisso com o corpo de Cristo, quando somos batizados.
” Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. 2 No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. 3 Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria 4 eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. 5 E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus. 6
Assim, recomendamos a Tito, visto que ele já havia começado, que completasse esse ato de graça da parte de vocês. ” Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.
- A. As necessidades materiais da igreja devem ser supridas por meio das ofertas.
- B. Nesta passagem, Paulo destaca a oferta sacrificial dos cristãos macedônios que, mesmo em meio a dificuldades e tribulações, suplicaram para participar da ajuda às igrejas pobres da Judeia.
- C. Esses discípulos viam a oferta como um privilégio (v. 4). Eles eram primeiramente entregues a Deus (V.5).
- D. Nossas ofertas expressam gratidão e generosidade, devem ser decididas em nossos corações e dadas com alegria para Deus (2 Coríntios 9:7).
Conclusão
- A. Decidir participar espiritualmente do corpo de Cristo – igreja (1 Coríntios 12:13).
- B. Verificar como você pode servir à família da fé (Romanos 12:10).
- C. Comprometer-se em estar em todas as reuniões da igreja com disposição para servir (Hebreus 10:25).
Passagens complementares
- A. Mateus 16:18 – igreja edificada sobre a rocha – Cristo.
- B. Atos 20:28 – Jesus comprou a igreja com Seu sangue.
- C. 1 Timóteo 3:15 – coluna e fundamento da verdade.
- D. Hebreus 12:23 – primogênitos cujos nomes estão escritos no céu.
- E. 1 Pedro 2:5 – casa espiritual de Deus.
- F. 2 Coríntios 8 e 9 – ofertas