Introdução:
A Bíblia descreve claramente a passagem de alguém que está nas trevas (perdição) para a luz (salvação). Para alcançarmos a salvação, é preciso que se destrua, por meio do perdão de Deus, a barreira de pecados que está nos separando de um relacionamento verdadeiro com Ele. O objetivo deste estudo é definir que o batismo é um passo essencial no processo de salvação e ajudar a pessoa que está estudando a examinar a si mesma, com o intuito de discernir se já foi batizada biblicamente
1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. 4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5 deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, ” para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; ° não por obras, para que ninguém se glorie.
- A. Pecado produz afastamento de Deus (morte espiritual, v. 1-2).
- B. O pecado nos torna merecedores da ira de Deus (v. 3).
- C. A graça (favor imerecido) de Deus provê um caminho para o perdão (v. 4-9).
- D. Isto não significa que a graca de Deus automaticamente perdoa pecados.
36 “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”. 37 Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?
” 38 Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. 39 Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar”.
- A. Jesus foi crucificado por causa dos nossos pecados.
- B. A mensagem produziu fé (quebrantamento e convicção pessoal
- dos pecados – “aflitos em seu coração”) no coração de muitos.
- C. v. 38 – dois mandamentos (arrependimento e batismo) e duas promessas (perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo).
- D. Como já estudamos sobre arrependimento, neste estudo examinaremos o ensinamento da Bíblia sobre o batismo.
- E. A palavra batismo significa imersão.
- F. Este mandamento se aplica a todos ( V.39)
3 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? 4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
5 Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. 6 Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;
- A. Paulo fala sobre o significado do batismo.
- B. O batismo é a participação na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.
- C. Marca o início de uma vida nova onde
- Cristo é o Senhor – o pecado não domina mais (v. 6)
26 Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, 27 pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. 28 Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.
- A. Mediante a fé em Jesus Cristo tornamo-nos filhos de Deus.
- B. No batismo revestimo-nos de Cristo (Espírito de Cristo).
- C. Dessa forma, todos que são batizados tornam-se um em Cristo. Com o batismo, tornamo-nos participantes do corpo espiritual de Cristo – a igreja.
20 que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,
- A. Noé e o dilúvio: oito pessoas foram salvas na arca, por meio da água.
- B. Hoje, o batismo nos salva (faz parte do processo da salvação, que inclui também fé, arrependimento e confissão em Cristo).
- C. Batismo é o compromisso de uma boa consciência diante de Deus.
4 Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
- A. Manifestação da bondade e do amor de Deus pelos homens por meio de Cristo.
- B. A salvação não vem por atos de justiça humanos. Nossos pecados são perdoados e Deus nos vê como justos por meio do “lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” – no batismo recebemos o perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo.
Conclusão
- A. Verificar se existe algo que o impede de ser batizado em Cristo (1 Pedro 3:21).
- B. Elucidar qualquer situação ou dúvida que seja empecilho para o batismo (Hebreus 12:1).
- C. Pedir para ser batizado em nome de Jesus Cristo (Atos 8:36).
Passagens Complementares
- A. Mateus 28:18-20 – Jesus institui o batismo de Seus seguidores.
- B. Atos 8:26-39 – Filipe e o eunuco etíope.
- C. Atos 16:22-34 – o batismo do carcereiro e sua família em Filipos.
- D. Atos 22:1-16 – a conversão de Paulo. Lavar os pecados – v. 16.
- E. Romanos 6:1-11 – morte e ressurreição com Cristo.
- F. Colossenses 2:11-12 – morte e ressurreição com Cristo.