OBJECTIVO
- Este estudo bíblico mostra o poder da profecia, a continuidade do Antigo e do Novo Testamento e a emoção de encontrar o reino de Deus na terra.
INTRODUÇÃO
- Um dos temas mais centrais do ensino de Jesus era o reino de Deus. Muitas pessoas seguiram Jesus com entusiasmo, porque há anos que esperavam o reino!
DANIEL 2:26-45
26 O rei perguntou a Daniel (também chamado Beltessazar), “Podes dizer-me o que vi no meu sonho e interpretá-lo?”
27 Daniel respondeu: “Nenhum sábio, encantador, mágico ou adivinho pode explicar ao rei o mistério que ele perguntou, 28 mas há um Deus no céu que revela mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que vai acontecer nos dias vindouros. O teu sonho e as visões que passaram pela tua mente quando estavas deitado na cama são estes:
29 “Enquanto Vossa Majestade estava deitado, a vossa mente voltou-se para as coisas futuras, e o revelador de mistérios mostrou-vos o que vai acontecer. 30 Quanto a mim, este mistério foi-me revelado , não porque tenha mais sabedoria do que qualquer outra pessoa viva, mas para que Vossa Majestade conheça a interpretação e compreenda o que lhe passou pela cabeça.
31 “Vossa Majestade olhou e, diante de vós, estava uma grande estátua – uma estátua enorme e deslumbrante, de aspeto impressionante . 32 A cabeça da estátua era de ouro puro, o peito e os braços de prata, o ventre e as coxas de bronze, 33 as suas pernas de ferro, os seus pés em parte de ferro e em parte de barro cozido. 34 Enquanto vocês observavam, uma pedra foi cortada, mas não por mãos humanas. Ela atingiu a estátua nos seus pés de ferro e de barro e os esmagou . 35 Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram todos despedaçados e tornaram-se como a palha na eira, no verão. O vento varreu-os sem deixar rasto. Mas a rocha que atingiu a estátua transformou-se numa enorme montanha e encheu toda a terra.
36 “Este foi o sonho, e agora vamos interpretá-lo para o rei. 37 Majestade, tu és o rei dos reis. O Deus do céu deu-te o domínio e o poder, a força e a glória; 38 nas vossas mãos pôs toda a humanidade, os animais do campo e as aves do céu. Onde quer que vivam, ele pôs-te como chefe de todos eles. Tu és essa cabeça de ouro.
39 “Depois de ti, surgirá outro reino, inferior ao teu. A seguir, um terceiro reino, de bronze, governará toda a terra. 40 Por fim, haverá um quarto reino, forte como o ferro – porque o ferro quebra e esmaga tudo – e, como o ferro quebra as coisas em pedaços, ele esmagará e quebrará todos os outros. 41 Assim como vistes que os pés e os dedos dos pés eram em parte de barro cozido e em parte de ferro, assim também este será um reino dividido; contudo, terá um pouco da força do ferro, assim como vistes o ferro misturado com o barro. 42 Como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim este reino será em parte forte e em parte quebradiço. 43 E assim como vistes o ferro misturado com o barro cozido, assim também o povo será uma mistura e não permanecerá unido, tal como o ferro não se mistura com o barro.
44 “No tempo desses reis, o Deus do céu estabelecerá um reino que nunca será destruído, nem será deixado a outro povo. Esmagará todos esses reinos e levá-los-á ao fim, mas ele próprio perdurará para sempre. 45 Este é o significado da visão da rocha cortada de uma montanha, mas não por mãos humanas – uma rocha que quebrou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro em pedaços.
“O grande Deus mostrou ao rei o que vai acontecer no futuro. O sonho é verdadeiro e a sua interpretação é digna de confiança.”
- Nabucodonosor foi rei na Babilónia durante o século VI a.C. e Daniel foi um profeta judeu que viveu em cativeiro nesse país. Nabucodonosor teve um sonho que o assombrou e foi ter com Daniel.
- v.28 Deus mostrou ao rei o que vai acontecer nos próximos dias – Deus está a revelar a Daniel e a Nabucodonosor (e a nós) quando é que o Seu reino virá e como será.
Daniel 2 | Estátua | Reino | Período | Descrição |
v.32, 37-38 | Ouro | Babilónia | 626-539 A.C. | Rei Nabucodonosor |
v.32, 39a | prata | Medo-Persa | 539-332 A.C. | reino inferior (à Babilónia) |
v.32, 39b | O bronze | Grego | 332-63 A.C. | domina toda a terra |
v.33, 40-43 | Ferro e barro | Romano | 63 A.C.-476 A.D. | parcialmente forte, parcialmente quebradiço, dividido |
v.34-35, 44-45 | A rocha | de Deus | Eterno
| Surgiria durante o império romano. Esmagou outros reinos, montanha enorme, encheu toda a terra, nunca foi destruída. |
- v.39 Depois de vós, surgirá outro reino, inferior ao vosso – Em 539 a.C., o exército persa tomou a Babilónia sem luta, desviando a água que chegava à Babilónia vinda de montante. Os soldados marcharam por baixo das muralhas, através dos canais de água vazios.
- v.39b Em seguida, um terceiro reino dominará sobre toda a terra – Em 332 a.C., Alexandre, o Grande, da Grécia, conquistou a Pérsia. Ele expandiu o seu reino “sobre toda a terra”. Ao conquistar nações estrangeiras, trouxe a cultura, a língua e a religião gregas. (Este processo de introdução de influências gregas ficou conhecido como helenização).
- Isto preparou o mundo conhecido para falar uma língua comum, o grego.
- v.40 Por fim, haverá um quarto reino, forte e dividido – O império romano era poderoso, mas estava frequentemente em conflito interno. Composta por romanos e judeus, a tensão era constante, tanto a nível étnico como político.
- v.44 No tempo desses reis, o Deus do céu estabelecerá um reino– Esta profecia diz-nos que, no tempo do Império Romano, o Reino de Deus seria estabelecido na terra.
- v.44b O Deus do céu estabelecerá um reino que não será jamais destruído… esmagará todos os reinos e acabará com eles, mas ele próprio durará para sempre.
- Esta é a promessa que os judeus estavam à espera de ver cumprida.
- Encontrar este reino e fazer parte dele traria a vida eterna!
QUANDO É QUE CHEGOU O REINO DE DEUS?
- Já vimos que o reino viria durante o império romano. (O império romano foi fundado em 27 a.C.)
- Jesus nasceu durante o Império Romano, sob o reinado de Herodes, rei de Judá (Lucas 1:5).
- Jesus pregava que o Reino de Deus estava próximo (Mt 3,1-2).
LUKE 17:20-21
20 Uma vez, quando os fariseus lhe perguntaram quando chegaria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “A vinda do Reino de Deus não é algo que se possa ver, 21 nem se dirá: ‘Aqui está’ ou ‘Ali está’, porque o Reino de Deus está no meio de vós”.
- Quando os fariseus perguntam quando virá o reino de Deus – Os líderes religiosos do tempo de Jesus estavam ocupados a aguardar a chegada do reino. Como é que Jesus reagiu?
- O reino de Deus está no meio de vós (A NVI de 1984 traduz isto por “dentro de vós”, o que não faz sentido no contexto. Jesus não está a dizer aos seus oponentes, os fariseus, que o reino estava dentro deles. A NVI de 2011 traduz como “no meio de vós”. A tradução da HCSB é “entre vós”. A ESV traduz “no meio” de vós). O reino estava na presença deles.
- Como um exército que invade outro país, o Reino chegou em ondas.
- Onda 1 – Jesus inicia o seu ministério (Mt 4,17)
- Onda 2 – A Igreja é estabelecida (Actos 2)
- Onda 3 – A Igreja expande a sua influência para os gentios (mundo não judeu) (Act 10)
QUEM ESTÁ NO REINO DE DEUS?
MATTHEW 7:21-23
21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizámos nós em teu nome, e em teu nome não expulsámos demónios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então dir-lhes-ei claramente: “Nunca vos conheci. Afastem-se de mim, seus malfeitores!
- Nem todos os que me dizem: “Senhor, Senhor” – Ser religioso não significa fazer parte do reino de Deus.
- Só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus – o reino de Deus contém as pessoas que seguem de todo o coração a vontade de Deus.
O QUE É O REINO DE DEUS?
- O reino de Deus é onde Deus governa e reina.
- As pessoas que fazem parte do reino de Deus escolheram sujeitar-se ao seu SENHORIO.
COMO DEVEMOS REAGIR AO REINO DE DEUS?
P: Como é que nos devemos sentir com esta notícia?
MATTHEW 13:44-46
44 “O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Quando um homem a encontrou, escondeu-a de novo e, na sua alegria, foi vender tudo o que tinha e comprou aquele campo.
45 “Mais uma vez, o reino dos céus é como um comerciante que procura pérolas finas. 46 Quando encontrou uma de grande valor, foi-se embora, vendeu tudo o que tinha e comprou-a.
- O reino de Deus é um tesouro. O reino de Deus é como uma pérola fina.
- Quando a encontrarmos, devemos estar dispostos a abdicar de tudo o que temos para entrar nela!
- P: Quais serão os maiores desafios a que terá de renunciar para entrar no Reino?
- P: Está entusiasmado e disposto a fazer os sacrifícios necessários?
MATTHEW 6:31-34
31 Não vos preocupeis, pois, dizendo: “Que havemos de comer?” ou “Que havemos de beber?” ou “Que havemos de vestir? 32 Porque os pagãos correm atrás de todas estas coisas, e o vosso Pai celestial sabe que precisais delas. 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas também. 34 Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. Cada dia tem os seus próprios problemas.
- Não te preocupes – Quando pensamos em dar passos radicais de sacrifício pelo Reino, podemos sentir medo. Deus diz-nos que não nos devemos preocupar.
- Procurar em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça – Deus espera que procuremos em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e ele cuidará de nós.
COMO É QUE PROCURAMOS PRIMEIRO O REINO DE DEUS?
- Desejamos, acima de tudo, entrar, participar e difundir a notícia do reinado de Deus na terra.
- Vejamos como é que isto era no primeiro século…
ACTS 2:42-47
42 Dedicavam-se ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e à oração. 43 Todos estavam cheios de admiração pelas muitas maravilhas e sinais realizados pelos apóstolos. 44 Todos os crentes estavam reunidos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam bens e haveres para dar a quem tivesse necessidade. 46 Todos os dias continuavam a reunir-se nos átrios do templo. Partiam o pão nas suas casas e comiam juntos com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e gozando do favor de todo o povo. E o Senhor acrescentava ao seu número todos os dias os que se iam salvando.
- Dedicaram-se ao ensino – Devemos empenhar-nos agressivamente na aprendizagem da Bíblia.
- Dedicaram-se à comunhão – Devemos reunir-nos constantemente com outros crentes (ver v.46) para estudo bíblico, cultos na igreja e tempo de relacionamento.
- Todos os crentes estavam juntos e tinham tudo em comum – As nossas vidas e culturas misturar-se-ão mais numa “cultura do reino”. Temos agora um objetivo comum.
- O Senhor aumentou o seu número – Esta notícia deve espalhar-se pelos que nos rodeiam!
- P: Que mudanças precisa de fazer na sua vida para procurar o Reino em primeiro lugar?
P: Está preparado para dar prioridade aos serviços da igreja, aos estudos bíblicos e à comunhão espiritual?
CONCLUSÃO
- Os judeus esperaram durante seis séculos pelo reino de Deus.
- Jesus abriu-nos a porta para podermos entrar no Reino.
- Devemos estar dispostos a renunciar a tudo para entrar no reino de Deus.
- Procurar o reino de Deus deve ser a principal prioridade das nossas vidas!